21 janeiro 2007

Slows: da pastilha ao SMS

A minha amiga Dulce Garcia escreveu esta semana uma crónica para a revista Domingo do Correio da Manhã sobre essa instituição da nossa adolescência que era, meus amigos e amigas, o slow. A leitura do texto fez-me lembrar as matinés de sexta-feira no Desportivo Grandolense, que podiam alternar com matinés na sede do PPD ou na Música Velha (que ficava na porta ao lado e era afecta ao PCP, para que não haja equívocos). Era o grande tormento da Associação de Pais do liceu, onde o presidente da dita perorava contra esses antros de iniciática perdição (em tabaco, álcool, sexo, drogas, faltas injustificadas, sabia-se lá...). Ora esse pai, o presidente, era exactamente o pai de uma das mais requisitadas moças para o grande momento dos slows, embalantes, dos finais dos anos 80. Aquilo era assim: primeiro, iam os casais de namorados; depois, seguiam os quase-quase namorados e os galãs das curtes irresistíveis; depois seguiam os mais tímidos ou aqueles cujas conquistas exigiam mais "tácticas". Uma dessas tácticas - e aqui some-se todo o romantismo que o momento podia envolver - era, segundo o meu amigo Alberto, a "táctica da pastilha". Consistia em tirar a pastilha da boca (Gorila, de preferência), de forma mais ou menos evidente, antes de pegar na rapariga, e esperar pelo sinal. Se ela também deitasse fora a sua, a curte estava garantida. Como é que se faz hoje? Manda-se um SMS?

3 comentários:

Tiago Araújo disse...

Agora é que me contas. A «táctita da pastilha» ter-me-ia sido muito útil no Secundário. Claro que o número de supergorilas inutilizadas chegaria para fazer um balão do tamanho do dos irmãos Montgolfier.

Movimento Pela Net Mais Barata disse...

Hoje em dia é tudo diferente, mas de base é igual. Só muda os meios, mesmo sem a pastilha, já com sms, ou chats de internet mantem-se os rituais.
Se a net nao fosse tão cara e lenta os miudos não a largavam, era um namoro de inicio ao fim pelo monitor.

Moinante disse...

Ora aqui está , mais um excelente blog , que eu desconhecia :Bonitas palavras , e de uma força interior , que nos dá gost o ler , sentir , imaginar ...Sim voltarei ...Uma óptima semana .
Deixo aqui o convite para visitares o meu .