17 abril 2007



Desde que nasci que passo parte do verão por baixo de carvalhos, em volta deles, a tentar trepá-los sem sucesso. São centenários e têm raízes grossas que se espalham como veias dilatadas à superfície da pele e cavidades perfeitas para esconder e descobrir tesouros. A melancolia de final de férias faz com que traga quase sempre na bagagem umas landras (nome que dão às bolotas na região). No ano passado, depois de ter desfeito as malas, lancei-as de forma displicente para um vaso já ocupado por uma buganvília. Após meses de negligência descobri que nasceu um pequeno carvalho, agora com cerca de dez centímetros. Um carvalho num vaso, numa varanda de um quarto andar de Lisboa, parecerá absurdo a quem perceber de botânica. Não a quem perceber de psicologia. É só uma questão de tempo até ter de tomar uma decisão sobre o destino a dar-lhe. Para tudo é apenas uma questão de tempo.

2 comentários:

Bruno Ramos disse...

Eu gosto de castanheiros, pela imponência e pelos matizes de Outono; e gosto de oliveiras, pelo inesgotável contorcionismo dos seus ramos e pelo azeite.

Tiago Araújo disse...

Acho que nossa história pessoal tem influência sobre as preferências vegetais. Para além dos carvalhos de Trás-os-Montes gosto dos plátanos da zona de Sintra, onde vivi quase toda a vida. Desde que vivo no centro de Lisboa que tenho de me contentar com as sardinheiras dos beirais.