27 março 2008

Blitz

Ontem, na Aula Magna, Rita Redshoes, feminina, quebradiça, estranha. Depois os Shout Out Louds. Foi pena que os dois guitarristas não tivessem podido vir. Mas os substitutos que arranjaram num hospital psiquiátrico de Estocolmo não se saíram mal, apesar dos óbvios problemas motores. A menina da banda, num dos cantos, vestia de pálido dos pés à cabeça e batia com a ponta do pé no chão com uma ausência adolescente.

24 março 2008

His joy is like a hunter, straining on the track of an elusive quarry.

[Martha Nussbaum, The Fragility of Goodness]

18 março 2008

Revista de imprensa

O capitão de equipa do Grupo Desportivo de Sesimbra foi detido em pleno relvado, após o jogo de domingo frente ao Comércio e Indústria, pela PSP de Setúbal, sendo encaminhado para a esquadra da Bela Vista ainda equipado e de chuteiras. Nuno Silva é acusado de "injúrias" às autoridades, após uma cena de pancadaria na bancada, onde um director do Sesimbra foi violentamente agredido na cabeça, com duas muletas. […] "Nem deixaram o homem tomar banho", lamentou ao DN o presidente do Sesimbra, Sebastião Patrício, que estava no banco da equipa, avançando que o clube vai processar criminalmente o agressor de Eduardo Rigor, que está identificado e cujas muletas foram apreendidas […]O jogador foi constituído arguido, sendo notificado para comparecer ontem no Tribunal de Setúbal, mas a audiência foi adiada para dia 1 de Abril. O jogo terminou empatado a uma bola. [DN, 18.03.2008]

13 março 2008

Todas as manhãs, com gestos automáticos, visto o fato, rodo as pontas da gravata com uma destreza inconsciente, ponho os óculos. Ao fim da tarde, abro os botões da camisa, penduro o casaco, visto as calças de ganga, sento-me no chão, sem medo de me sujar ou amarrotar. É normal que, com o passar dos anos, venha a tornar-se difícil determinar qual é a minha verdadeira identidade. Num dos monólogos finais de Kill Bill v. 2, Quentin Tarantino explica que a diferença entre o homem-aranha e o super-homem é que o primeiro esconde-se no fato de super-herói e o segundo esconde-se no fato do alter ego. O único consolo das manhãs, enquanto faço o nó da gravata frente ao espelho, é ver que ainda sigo o modelo homem-aranha:

When that character wakes up in the morning, he's Peter Parker. He has to put on a costume to become Spiderman and it is in that characteristic, Superman stands alone. Superman didn't become Superman, Superman was born Superman. When superman wakes up in the morning, he's Superman. His alter ego is Clark Kent, his outfit with the big red “S”. That's the blanket he was wrapped in as a baby when the Kents found him. Those are his clothes. What Kent wears; the glasses, the business suit, that's the costume; that’s the costume that Superman wears to blend in with us. Clark Kent is how Superman views us, and what are the characteristics of Clark Kent; he’s weak, he’s unsure of himself, he’s a coward. Clark Kent is Superman’s critique on the whole human race.

10 março 2008

Playchart

mão morta mão morta havia um pastorinho que andava a pastorar saiu de sua casa e pôs-se a cantar quem tem medo do lobo mau lobo mau tão balalão cabeça de cão orelhas de gato não tem coração mindinho seu-vizinho pai-de-todos fura-bolos mata-piolhos este diz tenho fome este diz não há pão pico pico saranico quem te deu tamanho bico outra vez agora mais rápido mão morta mão morta...

07 março 2008

A arte da fuga

Em alguns países, há residências para escritores, criadas para que aí passem temporadas a escrever e a conversar uns dos outros, financiados por bolsas literárias. Os escritores do passado tinham apenas a prisão. Parece que, na maioria dos casos, eram bem tratados e tinham acesso a material de estudo e de escrita para aproveitarem bem todo o tempo livre. A história de Grotius é apenas mais uma, mas com fuga. A mulher levou-lhe um novo abastecimento de livros num baú de madeira. Como aparentemente era pequeno, tirou os livros, enfiou-se dentro do baú e foi transportado pelos guardas para o exterior do castelo de Louvestein. Comprou a liberdade com o seu peso em livros. As biografias não esclarecem se fez questão de os ler antes de os abandonar à sua sorte.

05 março 2008

Existem características geográficas contra-intuitivas, como um deserto junto ao mar, o do Namibe, em que o areal da praia se estende muito para lá do razoável, ou uma montanha verde no meio de uma grande cidade (o Corcovado, no Rio de Janeiro). Mas a mais estranha talvez seja mesmo a desse rio que desagua no deserto, com sinais de cansaço e rendição. O Boteti inflitra-se na areia do Kalahari com o destino de Onan aplicado à geografia. O rio esteve sem correr durante anos. Em determinadas épocas do ano, os habitantes da região juntam-se nas margens secas para assistirem à chegada das águas.